
surf and clean water
The pressure that all the beaches and rivers suffer, as well as the exposure of surfers and users,
justifies a structured follow-up campaign by the Surfrider Foundation in Porto.
Our aim, therefore, is to protect the oceans, coastal areas and all their users.
a qualidade da água nas zonas balneares
Os desportos aquáticos estão a tornar-se cada vez mais populares, sendo em alguns casos o alicerce do turismo e da hotelaria. Este tipo de atividades é tendencialmente praticado durante todo o ano em áreas que podem, ou não, ser de uso balnear. A Surfrider Foundation Europe defende que a saúde e segurança deste grupo de pessoas (surfistas ou outro tipo de utilizadores, como banhistas) deve ser garantida.
A qualidade das águas consideradas como balneares é condicionada e definida pela sua envolvente. As praias do Porto e Matosinhos estão expostas a fontes de poluição (ameaças) de diferentes naturezas, que se distinguem pela forma como atuam sobre a qualidade da água.
Os protocolos científicos são garantidos pelo conhecimento técnico dos membros da Surfrider Foundation Porto, pela experiência e corpo técnico da Surfrider Foundation Europe como agente de supervisão do trabalho realizado e finamente pelo Laboratório independente contratado para as análises, que é considerado apto por duas das entidades nacionais que regulam o sector.
Os resultados em matosinhos
Procurando contribuir para uma melhor interpretação do tema em causa, passamos a descrever o que consta em todas as imagens em que é publicada o resultado "Valores de acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 113/2012 de 23 Maio), que define a qualidade das águas costeiriais e de transição em 3 categorias: "excelente"; "boa" e "aceitável".
As amostram serão analisadas por um laboratório independente, acreditado pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, e considerado apto pela ERSAR - Entidade Reguladora de Águas e Resíduos.
Leg./ Ref.ª Decreto-Lei n.º 113/2012, de 23 de Maio: Águas costeiras e de transição.